3º Encontro da Cadeia Solidária das Frutas Nativas


Na sexta-feira, 10 de dezembro, aconteceu em Vacaria - RS o 3º Encontro da Cadeia Solidária da Frutas Nativas. De Giruá estiveram agricultores, através do Sr Sigfried Schott, o poder público, através do secretário Ricardo Jurenick e a Paróquia Evangélica de Giruá - IECLB, com a participação do P. Fábio Rucks. Da região ainda participaram representantes da AREDE de Santa Rosa.
O encontro teve como objetivo continuar discutindo a importância da valorização da diversidade de frutas nativas existentes em cada região e seus potenciais alimentícios e econômicos. - Na contramão do consumo de tudo aquilo que é industrializado e globalizado, olhamos para aquilo que está logo ali, ao nosso alcance, em nossos quintais, em nosso potreiros e matas e que Deus nos oferece em abundância. Frutas das mais diversas cores, tamanhos e sabores. Olhamos para a diversidade de alimentos que simplesmente ignoramos, mas que podem ser bem melhores do que aqueles que costumeiramente consumimos. - disse o P. Fábio.
Polpa de Butiá produzida pela Agroindústria
Bellá de Antônio Prado
A Cadeia Solidária da Frutas Nativas é uma organização que visa discutir os potenciais das frutas nativas e os desafios que se apresentam, especialmente na área da industrialização, logística e consumo. Estão envolvidos nesse processo organizações de diferentes regiões do estado, como associações, cooperativas, agroindústrias e organizações de comercialização. Exemplo disso é a Agroindústria Bellé de Antônio Prado, que fabrica e comercializa produtos derivados de frutas nativas, como bebidas e polpas, entre elas a de butiá.
Além disso, os participantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer a 13ª Feira das Frutas e do Mel e a 3º Feira da Frutas Nativas de Vacaria.