Agroecologia foi tema de reunião que aconteceu em Giruá

Grupo visitou o Quiosque Aldeia Yatay
   O Município de Giruá acolheu nesta semana, na segunda e terça-feira, a reunião de avaliação e planejamento das atividades do Projeto Redes Ecoforte, desenvolvido por diversas entidades que trabalham o tema da agroecologia em todo o estado. O encontro teve como espaço de reunião o Hotel Colinas e duas visitas a campo, sendo uma delas à Unidade de Processamento de Frutas do Grupo de Famílias Bela Vista e ao outra ao Quiosque Aldeia Yatay e um jantar temático no Pesque Pague Havaí com um cardápio a base de peixes e sucos de frutas nativas. 
   O Projeto Rede Ecoforte é financiado pelo BNDES e permite fomentar as redes de agricultores e agricultoras experimentadoras, através da implementação e difusão, no âmbito territorial, de uma série de tecnologias sociais agroecológicas, adaptadas aos diferentes contextos socioeconômicos e ecológicos. Essas tecnologias contribuem para aumentar e diversificar a produção agroecológica e a oferta de produtos de qualidade à mesa dos consumidores.
   Diversas lideranças de entidades de diferentes lugares do estado estiveram presentes na reunião e apresentaram os avanços em suas regiões em relação a produção de produtos, especialmente orgânicos, e o desenvolvimentos de cadeias de distribuição e comercialização. Leandro Venturim, agrônomo do Centro Ecológico de Ipê, por exemplo, relatou que a entidade assessora mais de 200 agricultores que produzem alimentos com certificação orgânica e estão organizados em diferentes associações e cooperativas.
Participantes conheceram o trabalho do Grupo Bela Vista
   Em nossa região a entidade que participa do projeto é a AREDE – Associação Regional de Desenvolvimento e Estudos, com sede em Santa Rosa, que entre suas propostas de trabalho, tem o fomentando de processos de certificação orgânica em toda a região. Segundo o agrônomo André Camargo, existe uma grande dificuldade na produção de algumas variedades de grãos orgânicos, como a soja, o milho e o trigo. Já a produção de feijão, hortaliças e frutas é bem mais simples, sendo que hoje na região já existem mais de cinquenta produtores certificados.
   A escolha de Giruá para a realização da reunião se deve pelas atividades e discussões que vêm sendo realizadas acerca da mobilização de pequenos agricultores e o desenvolvimento e oferta de uma série de produtos que estão que estão sendo comercializados no Quiosque Aldeia Yatay. 
   Aqui em Giruá alguns produtores estão realizando a discussão e a adequação de suas áreas de produção de hortaliças para o sistema orgânico. Seus produtos já estão disponíveis através da venda direta nas casas e no Quiosque Aldeia Yatay. Além disso, no Quiosque é possível encontrar uma grande variedade de produtos que contam com a certificação de orgânicos. Hoje esses produtos são facilmente identificados, pois em suas embalagens encontram-se o selo que dá ao consumidor a garantia de que nenhum produto químico ou tóxico foi utilizado em sua produção ou industrialização.
   Atualmente no Brasil existem dois sistemas de certificação para orgânicos. Um deles acontece através de certificadoras pagas. O outro acontece de forma participativa, onde outros produtores e consumidores controlam e fiscalizam quem produz. Atualmente as organizações ligadas ao projeto Ecoforte utilizam exclusivamente os sistema participativo de fiscalização, pois permite a interação entre produtores e consumidores e é um sistema mais barato.