Bebidas de butiá foi tema de oficina no projeto Cio da Terra

Foi grande a expectativa até o início da oficina sobre engarrafamento de bebidas a base de butiá entre os participantes do projeto Cio da Terra - Butiá, que aconteceu na última terça-feira 29 de julho, na residência de Luís e Loreni Mücke. A oficina aconteceu durante todo o dia e envolveu os membros do Grupo de Famílias Bela Vista e convidados. A assessoria esteve por conta de Franciele e Rodrigo Bellé, de Antônio Prado - RS.
Os e as participantes tiveram a oportunidade de conhecer o processo de envase de bebidas e base de polpa e água, néctar e polpa pura, com prazo de validade de dois anos. Quanto a isso o grupo a
valiou que esse processo contribuirá muito para a otimização o armazenamento dos derivados de butiá, visto que não há a necessidade de congelamento.
Além da oficina  relacionada ao butiá, Franciele também apresentou um trabalho que vem desenvolvendo com Plantas Alimentícias não Convencionais, as quais cultiva em sua propriedade e comercializa na feira da Praça da Redenção em Porto Alegre. Para dar uma amostra sobre o potencial alimentício de algumas plantas Franciele preparou para o grupo 
"trouxinhas" de Língua de Vaca, planta amplamente conhecida em nossa região, e batatas da flor Dália fritas. Além disso apresentou ao grupo a Batata Yacon, indicada especialmente para o controle do colesterol e
diabetes. O agrônomo da Emater local, e que esteve presente no encontro, comprometeu-se em orientar os produtores do grupo na produção da Batata Yacon.
Também esteve presente na oficina a extensionista da Emater Helena Sandro Saltron , a qual se se motivou a continuar apoiando o grupo no desenvolvimento das receitas compartilhadas.
A assessoria da Família Bellé certamente foi importante para o grupo, especialmente pela longa história da família com agroecologia e espécies nativas. Eles contam com uma agroindústria, com foco especial nas frutas nativas e comercializam seus produtos, todos eles com certificação de orgânicos, numa feira em Porto Alegre. Aqui em Giruá algumas bebidas produzidas pela família podem ser encontradas no Quiosque Aldeia Yatay. Para conhecer um pouco mais do trabalho da família Bellé, clique aqui.